Mídia & Insight

Neuroarquitetura no ambiente de trabalho

neuroarquitetura

É comprovado que um ambiente bem projetado pode interferir diretamente na produtividade dos colaboradores.

A Neuroaquitetura é a matéria que une a neurociência e a arquitetura na busca por resultados positivos no que se refere ao ser humano inserido num espaço e o quanto esse espaço influencia em seu desempenho e em suas relações cognitivas.

Cores, luminosidade, temperatura, acústica, entre outros fatores formam um conjunto que deve ser muito bem pensado para cada tipo de uso, para alcançar bons resultados.

A neuroarquitetura é essencial a todos os ambientes, mas principalmente aos espaços corporativos, hospitalares e de ensino, por interferir diretamente na produtividade e bem-estar das pessoas.

Com a evolução da arquitetura corporativa como elemento cada vez mais conectado ao sucesso das empresas, hoje nos vemos em um momento de alta procura pela melhora dos ambientes de trabalho para os colaboradores. Espaços colaborativos ganharam força e o wellness está mais presente do que nunca.

Nos embasamos por décadas de estudos que nos ajudam à compreender a relação de espaços projetados em que houve a correta aplicação da neuroarquitetura com resultados bem sucedidos.

Há caso de empresas que reduziram seu número de faltas por enfermidades como enxaquecas, stress, dores corporais. As empresas que demonstraram maior cuidado com seus colaboradores também passaram a atrair e reter mais os seus talentos. O ganho em bem-estar, produtividade e performance são inquestionáveis.

Nosso papel, como arquitetos, é avaliar cada empresa como única, estudar os comportamentos e premissas, escutar os gestores e colaboradores, gerando base para o desenvolvimento do projeto que atenda as reais necessidades de cada empresa.

Dentro de uma única empresa, temos vários setores com diferentes demandas. Algumas necessitam mais privacidade, outras mais colaboração ou inspiração, etc.

O open space, que ganhou território nos últimos anos trouxe desconforto no que se refere à necessidade de foco, privacidade ou concentração. Também muito comum como reclamação, 100% das empresas que entrevistamos citam que não possuem salas de reunião existentes para todas as demandas de suas equipes. Ambos os fenômenos se dão pois é necessário implantar áreas de apoio para o open space, que possa suprir as necessidades de cada equipe, e que permitam utilizar o espaço de forma mais inteligente e ágil.

 

” Consideramos um projeto correto ao setor corporativo aquele em que, automaticamente, faz com que os colaboradores sintam-se representados, ouvidos, motivados e protagonistas da criação daquele espaço. Logo, a empresa ganha em produtividade.” Arq. Bruna de Lucca – STUDIO BR ARQUITETURA

 

O PROJETO ESPECIALIZADO DE ARQUITETURA trata-se da inteligencia de cada implantação. Se executado da forma correta, embasado e guiado por todas as relevâncias que a neuroarquitetura nos garante, e somado às pesquisas junto ao cliente, inevitavelmente será bem sucedido.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximas publicações